Termina nesta semana o prazo para regularização do Título de Eleitor


Neste ano de 2022 teremos eleições para Presidente da República, Governadores, além de Deputados Estaduais, Federais e Senadores da República.


A Justiça Eleitoral trabalha com um calendário para todos os procedimentos, tanto para os candidatos, quanto para os eleitores que terão que ir às urnas para votar.


A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão, que fala sobre vários assuntos ligados o pleito deste ano. “Sobre um assunto que circulou nas redes sociais de que quem não tem a biometria não poderá votar, essa informação não é correta, porque os únicos que não conseguirão votar por ausência de biometria, são aquelas pessoas que foram chamadas pelo Juiz Eleitoral para o cadastramento biométrico e não o fizeram. Após isso, tivemos os casos das pessoas que procuraram o Cartório Eleitoral e regularizaram sua situação, e os que tiraram título após o ano de 2019, e de lá para cá, não houve mais registro de biometria. Ou seja, essas pessoas que regularizaram ou tiraram títulos novos, e não passaram pela biometria, poderão votar normalmente.”, orientou.


Simão falou também sobre até quando o eleitor terá que estar com sua situação regularizada para que ele possa votar este ano. “O prazo final cai no dia 04 de maio, quarta-feira, último dia para solicitar através do Cartório Eleitoral, ou por meio da internet, a sua regularização da situação eleitoral, ou quando for o caso, tirar o Título de Eleitor para aqueles que ainda não possuem o documento.”.


Isso vale inclusive para o caso de quem estiver fazendo transferência de domicilio eleitoral, todos têm até 04 de maio de 2022.


Quem não vota há várias eleições


Quem estiver de alguma forma faltoso com a Justiça Eleitoral, a orientação do Cartório é que procurem os servidores do órgão através dos números citados, para que cada caso seja analisado.


Saiba mais em https://www.bastosja.com.br/noticias/ver/item/6170/t/termina-nesta-semana-o-prazo-para-regularizacao-do-titulo-de-eleitor