Santa Casa de Pompeia inicia procedimentos para retorno de cirurgias


A diretoria da Santa Casa de Pompeia pretende anunciar nos próximos dias o retorno às atividades cirúrgicas de pequena/média complexidades. De acordo com o provedor Alair Mendes Fragoso, somente neste mês de Agosto foram realizados 11 procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, dentro da reativação do centro cirúrgico para atividades constantes e frequentes. “Estamos alinhando a estrutura física com os equipamentos necessários e possíveis, mais a parte médica para, em pouco tempo, começarmos a ter uma frequência maior de procedimentos cirúrgicos”, disse satisfeito o dirigente hospitalar ao retomar as atividades neste sentido, desejo antigo de toda a diretoria. “Ainda temos muito a fazer, mas para um hospital como o nosso, a retomada das cirurgias desta forma é importante em todos os aspectos”, festejou o dirigente que acredita na melhoria do atendimento à saúde para toda a população de Pompeia.


Os pacientes de baixa complexidade são aqueles que têm indicação para uma internação hospitalar, mas se encontram estáveis o bastante do ponto de vista clínico para receberem a atenção de que precisam em seu lar. “Neste sentido os nossos quartos e leitos são considerados acima da média e o nosso atendimento da enfermaria está dentro dos padrões de um hospital de média complexidade”, falou ao acreditar que neste semestre o foco dos trabalhos da Santa Casa de Pompeia é o de atender as necessidades da retomada das cirurgias frequentes. “A média complexidade ambulatorial é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos, para o apoio ao diagnóstico e tratamento”, explicou o dirigente pompeiano ao lembrar que hospital de alta complexidade é aquele que detém um conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo. “Não é o nosso caso por enquanto”, reconheceu.


Fonte: NC Portal https://www.portalnc.com.br/noticia/4606/santa-casa-de-pompeia-inicia-procedimentos-para-retorno-de-cirurgias.html