Pedágios da SP-294 podem começar a cobrança já no próximo mês


As sete praças de pedágio instaladas ao longo da Rodovia “Comandante João Ribeiro de Barros”, a SP-294, poderão entrar em funcionamento no dia 1º de junho, segundo informou em nota, na tarde da última sexta-feira, dia 14, a empresa Eixo SP, concessionária da rodovia. “O cronograma de obras de instalação das praças de pedágio está alinhado com os prazos de cumprimento do edital de concessão regido pela Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo). Ainda conforme o contrato, o início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2021. O valor da tarifa será definido pela agência reguladora”, afirmou, sem acrescentar qualquer novidade ao assunto.


A Eixo SP ainda informou que será a primeira concessionária do Brasil a adotar o DUF (Desconto de Usuário Frequente). “Veículos de passeio (categoria 1) com passagem nas pistas automáticas começarão a receber descontos a partir da segunda passagem pela mesma praça e mesmo sentido”, disse. “Os valores terão redução progressiva até a 30ª passagem, no mesmo mês. Além disso, hoje já é praticado pela concessionária o desconto de 5% nas passagens pelas pistas automáticas”, acrescentou.


Vale lembrar que na SP-294 irão operar praças nos quilômetros 367+800 (Piratininga); 425+700 (Garça); 474+800 (Oriente); 551+700 (Parapuã); 581+700 (Inúbia Paulista); 623+100 (Pacaembu); e 670+800 (Santa Mercedes). De acordo com a nota da empresa, os municípios receberão o repasse mensal de ISS (Imposto Sobre Serviço), recursos que podem ser investidos na saúde, educação e outros serviços essenciais à população.


Com o funcionamento das praças de pedágio, o movimento de veículos na SP-294, que já é baixo por causa dos preços abusivos cobrados pelos combustíveis, deverá cair ainda mais, por conta do encarecimento ainda maior das viagens.


http://portal.maistupa.com/2021/05/17/pedagios-da-sp-294-podem-comecar-a-cobranca-ja-no-proximo-mes/