Morre Paulo Rafael, guitarrista de Alceu Valença


O músico Paulo Rafael morreu, nesta segunda-feira (23), aos 66 anos, por complicações de um câncer no fígado. Ele estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, e teve a morte anunciada pela filha, nas redes sociais.

"E com profunda tristeza que comunico que meu pai, nosso amigo, lendário guitarrista e amor da vida da minha mãe, levantou voo", diz a publicação.

Conhecido por integrar a banda do pernambucano Alceu Valença, Paulo Rafael começou como guitarrista, ainda adolescente, num grupo chamado Phetus, ao lado do cartunista Lailson de Holanda Cavalcanti e do flautista Zé da Flauta. Juntos, faziam uma música sombria com influências do rock progressivo inglês. Eles não chegaram a gravar um disco, mas participaram da cena udigrudi de Recife, que revelou nomes como Zé Ramalho e Lula Côrtes.


O guitarrista passou, então, a integrar o Ave Sangria, banda seminal de rock psicodélico, com quem gravou o cultuado disco autointitulado do grupo, de 1974. Paulo Rafael dividia as guitarras com o lendário Ivson Wanderley, o Ivinho.


Mas nem por isso a contribuição dele à música do grupo foi limitada. Foi ele, por exemplo, quem teve a ideia de colocar um sintetizador Moog na introdução de "Dois Navegantes", um dos momentos mais lisérgicos do Ave Sangria –e da música brasileira àquela altura.

Quando o disco da banda começou a fazer sucesso, ele foi retirado das lojas pela censura. A razão era a faixa "Seu Waldir", que narrava uma paixão por um dono de botequim, cantada pelo vocalista Marco Polo, e interpretada pela ditadura militar como uma música gay. Dali, Paulo Rafael seguiu para a banda de Alceu Valença.


Ele passou a tocar com Alceu em 1974, no Festival Abertura, promovido pela TV Globo. Eles apresentaram "Vou Danado pra Catende", com uma banda que reunia grande parte da cena udigrudi, incluindo vários integrantes do Ave Sangria, Zé da Flauta, Zé Ramalho e Lula Côrtes. Ivinho tocou guitarra, enquanto Paulo Rafael tocou baixo naquela apresentação.


Fonte: Notícias ao Minuto