Herculândia - Paulinho veta Lei da transparência nas ‘filas de espera’ da Saúde pública


O plenário da Câmara de Herculândia deve votar nesta segunda-feira, 08/11, o veto integral do prefeito Paulo Sérgio de Oliveira, o Paulinho (PP), ao projeto de lei 07/2021, aprovado por unanimidade, pelos vereadores.


O projeto estabelece a criação de uma ferramenta de transparência para as filas de espera de consultas com especialistas, exames, cirurgias e outros procedimentos oferecidos aos munícipes pela Secretaria de Saúde.


Em uma Live de seu “Gabinete Online”, na noite de quinta-feira, 04/11, a vereadora Renata Parnaíba de Melo (PP), autora da lei – aprovada pela Câmara – lamentou o veto do prefeito.


Ela esclareceu que a sugestão era a publicação, no site oficial e redes sociais do Executivo, de uma lista de pacientes que aguardam por procedimentos semelhantes, para que o usuário tivesse conhecimento de quantas pessoas estaria na sua frente na fila de espera.


Renata lembrou que, com base em exemplos de outras cidades e até estados, que já têm esse serviço, o usuário, do sistema público de saúde, “através de login e senha” poderia acompanhar seu lugar da fila e o andamento dos atendimentos.


“Nós não podemos ser hipócritas e dizer que o tal do fura filha não existe. Quem consegue alguma influência acaba sim, sendo beneficiado. Isso a gente houve falar constantemente. Então essa lei corrigiria isso, porque a lista permitiria um controle para o próprio usuário”, defendeu a vereadora.


Saiba mais em https://cidadereal.net/noticia/495/paulinho-veta-lei-da-transparencia-nas--filas-de-espera--da-saude-publica