Esportes coletivos ou de contato continuam proibidos pelo Plano São Paulo


Apesar do Plano São Paulo colocar todo o estado na Fase de Transição, toda e qualquer atividade esportiva coletiva continua expressamente proibida. De acordo com o governo estadual, a Fase de Transição, em vigor nas duas últimas semanas, prevê flexibilizações específicas, como é o caso das academias, que podem oferecer atendimento presencial, somente por 8 horas, no período das 6 às 19 horas, mas mantém diversas restrições da Fase Vermelha, como a proibição das práticas esportivas de contato físico, que gerem aglomeração ou contato por meio dos equipamentos utilizados, como vôlei e outras modalidades, onde os praticantes têm contato com a mesma bola, podendo ocorrer a contaminação.


O Plano São Paulo também autorizou a reabertura de parques, praças e clubes somente para uso individual, mas a realização de atividades, eventos e treinamentos esportivos coletivos nestes espaços continuam proibidos, incluindo modalidades como futebol, vôlei, futevôlei, basquete, handebol, lutas marciais, entre outras.


Segundo determinação do governo estadual, continuam permitidas apenas atividades esportivas individuais, que também devem ser realizadas mediante adoção de medidas sanitárias como uso de máscara, higienização e distanciamento.


O prefeito Caio Aoqui novamente pede a colaboração de todos que praticam atividades esportivas para que obedeçam às normas estabelecidas pelo Plano São Paulo a fim de preservar a própria saúde e evitar colocar a saúde de terceiros em risco.


“Sabemos que é esporte é vida, mas é justamente para preservar vidas que neste momento temos que evitar aglomerações. Por isso peço a todos que praticam atividades esportivas coletivas ou de contato para que evitem essas atividades enquanto a pandemia continuar. É uma forma de se proteger e proteger quem amamos. A taxa de transmissão da Covid continua alta e não vai diminuir enquanto houver aglomerações. E o pior, os números de infectados e de mortes não vão diminuir enquanto as pessoas não se conscientizarem de que coronavírus é uma doença muito letal e cada vez mais próxima e que o distanciamento e as medidas sanitárias são a melhor forma de evitar que ele continue se propagando”, afirmou.


https://www.tupa.sp.gov.br/noticia/7709/esportes-coletivos-ou-de-contato-continuam-proibidos-pelo-plano-sao-paulo.html