Dia dos Povos Indígenas: museu de Tupã tem programação especial até domingo


O museu histórico e pedagógico Índia Vanuíre, localizado em Tupã (SP), inicia nesta terça-feira (19), data em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, uma programação especial que vai até domingo (24). O endereço é Rua Coroados, 521.

A instituição foi criada em 1966 por Luiz de Souza Leão e tem a proposta de explorar as construções de memórias dos habitantes, indígenas e não indígenas, promovendo social e educacionalmente princípios democráticos e interculturais. Programação

  • Terça-feira (19), das 9h às 12h

O krenak William Piui Adilson, líder do grupo de dança masculino da etnia, participa de uma roda de conversa sobre os ensinamentos que recebeu das antigas gerações e que atualmente procura passar aos mais jovens.

  • Quarta-feira (20), no período da manhã

O indígena Ranulfo realizará um bate-papo para falar sobre os costumes, crenças, arte e cultura terena. Durante a tarde, Ronaldo Iaiati, kaingang e cacique da terra indígena Icatu, comentará sobre o dia a dia de um cacique em sua aldeia.

  • Quinta-feira (21), ao longo do dia

Samuel Oliveira, guarani nhandewa, participará de rodas de conversas abordando a reconstrução de ideologias sobre os povos indígenas.

  • Sexta-feira (22), no período da manhã

Marisa Jorge, kaingang, falará sobre os artesanatos indígenas e suas simbologias para a cultura. No período da tarde, Márcio, terena, realizará uma demonstração de confecção do instrumento musical.

  • Sábado (23), ao longo do dia

Deolinda Pedro falará sobre o hihi, prato típico da cultura terena.

  • Domingo (24), ao longo do dia

Será a vez do pajé Cândido, terena, compartilhar seus conhecimentos indígenas com o público do museu.


Fonte: g1 Bauru e Marília