ATERRO SANITÁRIO: Tupã pode gastar mais de R$ 3 milhões mandando lixo para Quatá

Caminhão de empreiteira tomba e espalha lixo no aterro sanitário. O contrato com a empresa termina no final de setembro e nova célula não foi construída. A política pública de resíduos do município já foi destaque no cenário nacional.

A prefeitura de Tupã poderá gastar R$ 3,2 milhões, até o dia 1º de outubro, quando vence contrato com a Monte Azul Engenharia LTDA de Araçatuba. A empresa é a responsável pelo transporte do lixo orgânico para um aterro em Quatá.


As cerca de 80 toneladas de lixo coletadas diariamente no município são levadas para o aterro local e, em seguida, o transbordo é feito para a cidade vizinha.


A vida útil do aterro localizado no Bairro São Gonçalo era de 20 anos. Foi implantado ainda no primeiro mandato de Manoel Gaspar (1997/2000), dentro das normais da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.


Vinte anos se passaram e as administrações que se sucederam não tiveram a preocupação de agilizar o burocrático processo para ampliar ou implantar outra unidade, dentro das normas da lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos que estabelece instrumentos e diretrizes para os setores públicos e as empresas lidarem com a questão.


Coincidentemente, no final do terceiro mandato de Gaspar, o então secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues, o “Zé Vinagre” alertou a administração para o problema.


À época, o aterro recebeu nota de 7.9 pela avaliação do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR). Em 2009, o aterro recebeu nota 9.8, uma das mais altas do estado, na avaliação realizada pela CETESB.


Pelo seu eficiente trabalho, Zé Vinagre segue como secretário da pasta – passando pelas administrações de José Ricardo Raymundo (PV) e Caio Aoqui (PSD), mas o aterro não foi priorizado de forma efetiva pelos chefes do Executivo, nos últimos oito anos.


Saiba mais em https://jotaneves.com.br/2021/08/aterro-sanitario-tupa-pode-gastar-mais-de-r-3-milhoes-mandando-lixo-para-quata/?fbclid=IwAR3DeKv2sePrR54TljkDcc9GRM5HO0JG-pDRW9KfoIygBO5FH6JAm9GPUaI